Nota sobre a Pandemia de Coronavírus

26/07/2020 15:00

Prezadas e prezados,

Nós, integrantes do laboratório de pesquisa Meridianum, estamos aqui para nos manifestar frente a pandemia de Covid-19. Em 26 de fevereiro de 2020, o primeiro caso de coronavírus, em território nacional, é atestado quando um homem de 61 anos foi diagnosticado com a doença após voltar da Itália para o Brasil. Desde então, a situação tem escalado a cada dia, e hoje nos encontramos com mais de 2 milhões de infectados e mais de 80 mil mortos.

Esses números refletem tamanha negligência perante a situação pandêmica. Diante da irresponsabilidade frente ao distanciamento social e a quarentena, vemos a crescente curva de contágios aumentando exponencialmente entre a população, mas em especial para aqueles que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, como os povos indígenas e a população marginalizada.

Na linha de frente para o combate contra a doença se encontram os profissionais de saúde, heróis que buscam a todo custo minimizar vítimas e, infelizmente, têm lidado com inúmeras famílias que estão perdendo seus parentes. Somam-se esforços também na área da pesquisa, visando o desenvolvimento de estudos que buscam tratamentos para os casos mais graves e a produção de vacinas. Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a vacina de Oxford como a mais adiantada no mundo e, também, a mais avançada em termos de desenvolvimento. Um dos centros que testa essa vacina é coordenado por uma brasileira, a cientista Daniela Ferreira, doutora pelo Instituto Butantan.

Perante o quadro levantado, o laboratório suspendeu suas atividades presenciais por tempo indeterminado. Aproveitamos para salientar os cuidados propostos pelo Ministério da Saúde, como lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou a higienização com álcool em gel 70%; ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com lenço ou a parte interna do cotovelo; evitar tocar os olhos, nariz, boca e a máscara de proteção facial com as mãos não higienizadas; manter uma distância mínima de 1 metro e meio entre pessoas em lugares públicos e de convívio social; evitar saídas desnecessárias nas ruas, estágios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas; e a utilização de máscaras em todos os ambientes.

Para obter mais informações acesse o site do Ministério da Saúde, link https://coronavirus.saude.gov.br/ e qualquer dúvida entre em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade.

Esperamos ver todas e todos saudáveis, seguros e em breve.