Eventos

III ENCONTRO DO GT DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL ANPUH-SC

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2017, na cidade de Florianópolis, será realizado o III Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC. O evento constitui-se na principal reunião acadêmica da área no estado. Sua programação foi construída visando atrair pesquisadores em diferentes estágios da carreira, professores de todos os níveis de ensino e estudantes de História de graduação e pós-graduação. O Encontro será sediado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a participação em sua organização do MERIDIANUM – Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais e GEHA – Grupo de Estudos de História Antiga da UFSC, além do LABEAM – Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais da FURB e LEME – Laboratório de Estudos Medievais da UFFS. Esse evento tem alta importância acadêmica para  debater as pesquisas em História Antiga e Medieval no estado, criando e reforçando nossas redes de trocas de experiências e práticas tanto de ensino quanto pesquisas.​​

V Colóquio MERIDIANUM – Movimentos do Saber 

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais – Meridianum – convida para a palestra do Professor Dr. Otávio Luiz Vieira Pinto (University of Leeds/NEMED – UFPR).  Data: 17 de maio (quarta-feira) Horário: 18h30min Local: MiniAuditório do CFH. 

Esta palestra tem por objetivo explorar a dimensão global das trocas comerciais e culturais entre Oriente e Ocidente a partir do emblemático caso do “contrabando dos Bichos da Seda” no século VI. Historiadores gregos narram que dois monges que pregavam o cristianismo na Índia, ao chegarem à corte de Constantinopla e detalharem ao imperador Justiniano o processo de feitura da seda, foram incumbidos com a tarefa de trazer, através de uma incrível jornada pelas montanhas e desertos da Ásia Central, ovos e larvas de Bicho da Seda para que, finalmente, este caríssimo e importante material pudesse ser produzido no Império Bizantino. Este caso anedótico exemplifica a importância do controle de rotas comerciais e do conhecimento trocado entre culturas tão distantes, como a romana e a chinesa. Entender o mundo da Rota da Seda e seu papel fundamental para o funcionamento e manutenção material do universo mediterrânico nos revela uma Antiguidade Tardia conectada, viva e mesmo “globalizada”, em que saberes e práticas estavam em constante movimento.

V Colóquio MERIDIANUM – 10 de abril de 2017

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais – Meridianum – convida para a palestra dos Professores Igor Salomão Teixeira (UFRGS) e Rodrigo Bonaldo (UFSC).  Data: 10 de abril (segunda-feira) Horário: 9h Local: Mini-Auditório do CFH. Mais detalhes seguem no cartaz abaixo.

V Colóquio MERIDIANUM – 10 de março de 2017

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais – Meridianum – convida para a palestra do Prof. Gerhard Lubich, Professor da Ruhr-Universität Bochum e pesquisador da Regesta Imperii e da Akademie der Wissenschaften, no dia 10/03. A palestra, com certeza, é do interesse de todos, pois tratará de uma nova metodologia de pesquisa, a Digital Humanities. Título da Palestra: “Perspectivas da Digital Humanities e a Medievística: considerações entusiásticas de um usuário” Data: 10 de março (sexta-feira) Horário: 18h30 Local: Mini-Auditório

II EXPOSIÇÃO “Guerreiros do Bronze ao Aço”

Armaduras de guerreiros da Idade Média, legionários romanos e samurais estarão expostas no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), em Florianópolis a partir do dia 14 de agosto. A segunda edição da exposição “Guerreiros: do bronze ao aço” – uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e organizada pelo SCAM Grupo de Recriação Histórica e Cultural -, segue até o dia 11 de outubro com entrada gratuita.

Inserido em projetos do departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o SCAM produz, desde 2002, armas, armaduras e equipamentos usados por guerreiros de diferentes épocas da história, principalmente da Idade Média. Todo o equipamento é fabricado pelo grupo e utilizado para treinamento e competições.

Gratuita e aberta à visitação de escolas e ao público em geral – inclusive com visitas guiadas -, a exposição “Guerreiros: do bronze ao aço” também oferecerá oficinas de tiro com arco e de espada medieval, além de demonstrações e a realização do 1º Torneio Catarinense de Arquearia e Combate Medieval.

Programação completa

Evento

Mais informações: mhsc@fcc.sc.gov.br | (48) 3665-6365

IV COLÓQUIO MERIDIANUM 

O MAL

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais – Meridianum convida todos os interessados a participar do IV Colóquio de Estudos Medievais, tendo como temática O Mal. O evento será realizado entre os dias 23 e 24 de Abrilno auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH/UFSC.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23/04 – Quinta-feira

14h30 – Palestra: “A Ambiguidade do Mal e a Salvação do Diabo”
(Prof. Dr. João Lupi – UFSC)

18h30 – Palestra: “Continuidades e Transformações na Construção da Serva do Diabo: da Eva tentadora à bruxa demoníaca”
(Profa. Dra. Sílvia Liebel – UDESC)

 

Dia 24/03 – Sexta-feira

14h30 – Palestra: “A Gramática do Mal em Anselmo de Cantuária”
(Prof. Dr. Paulo Ricardo Martines – UEM)

16h30 – Palestra: “Escatologia Hibérnica – O fim dos tempos na tradição Hiberno-Latina”
(Prof. Dr. Dominique Santos – FURB)

 

MESAS DE APRESENTAÇÕES DE PESQUISA

Dia 23/04 – Quinta-feira

16h30 – Mesa I

  • “Satanás, funcionário de YHWH” (Elaine Melim – Graduada em Filosofia – UFSC)
  • Sobre a morte e o morrer na Idade Média: reflexões a partir da “Ars Moriendi” (século XV) – (Alisson Sonaglio – Graduando de História – FURB)
  • “As Noções de Livre-arbítrio em Santo Agostinho e no Reformador João Calvino” (Alexandre Drausio Rodrigues Fortes – Graduando em Filosofia – UFSC)

 Dia 24/04 – Sexta-feira

9h – Mesa II

  •  “A besta por trás do mito: uma leitura da representação de Lúcifer no Inferno de Dante. (Daniel Lula da Costa – Doutorando em História Cultural – UFSC)
  • “A natureza é a Igreja de Satã”: saberes e práticas da heresia cátara medieval e sua expressão no filme Anticristo de Lars Von Trier (2009).  (Adriano Denovac – Graduado em História – UFSC)
  • “Entre inimigos e anjos: o Llibre dels Feyts e as relações entre cristãos e muçulmanos na Coroa de Aragão (1213-1276)”  (Rodrigo Prates de Andrade – Mestrando em História Cultural – UFSC)

10h 30 – Mesa III

  • “Mais feio que o Diabo: O simbolismo por trás das representações medievais do Demônio”. (Guilherme  Raul Blaese Pasold  – Graduando em História – UFSC)
  • “Minervas medievais: as donzelas em De mulieribus claris e A Cidade das Damas” (Leonardo de Lara  Cardoso- Graduando em História – UFSC)
  • As várias faces do mal: analisando o imaginário medieval a partir das representações do diabo nas iconografias religiosas (Kahina Thirsa e Hugo Grubert – Graduandos em História – FURB)

I Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC 

Participação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais

Na última semana, dias 9 e 10 de outubro membros do Meridianum da UFSC participaram do I Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC. O evento foi sediado pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Participaram do evento os acadêmicos orientandos pela professora do Aline Dias da Silveira, com apresentações de comunicação oral e da oficina ministrada por Anderson Tsukiyama, graduando em História e membro do SCAM Grupo de Recriação Histórica e Cultural. A oficina intitulada As Mudanças no ideal de cavalaria Inglesa entre os séculos XIII e XV através das artes da esgrima, foi acompanhada pela demostração de alguns equipamentos medievais reconstruídos pelo grupo. Outros projetos também foram apresentados, como a  comunicação do graduando em História Fabrício Massaneiro Oliveira da Silva intitulada, Do Mediterrâneo ao Atlântico: as correntes orientais nas Cantigas Medievais Ibéricas, Apontamento a Mesa Itinerante dos Monarcas Portugueses da Idade Média da doutorando Elisa Marques, A negação da Idade Média e as fraturas do Estado-Nação do bacharel e licenciado em História Rodrigo Prates de Andrade, (Re)construindo a Cidade das Mulheres: o diálogo de Christine de Pizan com uma sociedade Medieval do século XV do graduando em História Leonardo de Lara Cardoso e Memória/Monumento da guerra civil e do fim da república romana em Vidas Paralelas de Plutarco do graduando Vinícius Aleixo Fedel.

III COLÓQUIO DE ESTUDOS MEDIEVAIS

EXPOSIÇÃO CAVALEIROS MEDIEVAIS

Exposição Interativa no Hall da Reitoria da UFSC

“Cavaleiros Medievais”

De 22 a 27 de agosto de 2013

II Colóquio de Estudos Medievais – A Morte na Idade Média

01/11/2012
LOCAL: Mini-Auditório do CFH/UFSC
10h15: “As representações do Juízo final como momento finis” – Profa. Dra.  Tamara Quírico (UERJ))
14h30: “Ser Vivo e Corpo Morto. Problemas de definição em Tomás de Aquino e João Duns Scotus” – Prof. Dr. Rodrigo Guerizoli (UFRJ)
16h30min: “A Morte como Sacrifício” – Prof. Dr. João Lupi (UFSC)
19h: Mesa dos conferencistas
Promoção: NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS MEDIEVAIS – MERIDIANUM CNPq/UFSC
Apoio: PPG Filosofia; PPG História; CFH

Colóquio de Estudos Medievais – Fronteiras do Medievo

Os certificados do Colóquio de Estudos Medievais já estão disponíveis no link http://www.certificado.prpe.ufsc.br/index.php

Programação:

31/08/2011

10:30 – Palestra: “Fronteiras espaciais, temporais e arquitetônicas na obra imagética de Duarte de Armas: Portugal (1509).” Prof. Edison Cruxen (Historiador e Arqueólogo)

14:00 – Programação cultural SCAM (apresentação de armaduras e combates medievais)

18:30 – Palestra: “A Felicidade em Boécio.” Prof. Juvenal Savian Filho (Filósofo)

01/09/2011

14:30 – Palestra: “O Enigma de Feiferiz: miscigenação e mestiçagem em áreas de fronteira entre a cristandade e o islã: séculos XI-XIII.” Prof. José Rivair Macedo (Historiador)

18:30 – Mesa-redonda: “Fronteiras do Medievo”

02/09/2011

8:30 – Filme: “O Sétimo Selo”, seguido de debate (Ingmar Bergman, 1956, 96 min)

Promoção: NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS MEDIEVAIS – MERIDIANUM CNPq/UFSC

Apoio: PPG Filosofia; PPG História; CFH; UFSC