Docentes

Profa. Dra. Mariana Paolozzi Filosofia/UFSC – ufsc.academia.edu/MarianaPaolozzi

“Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP- 1990), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP- 1995) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2000). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora da área de Filosofia do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) da mesma instituição, atua principalmente na área de Filosofia Patrística e Medieval. Autora do livro – O movimento da alma. A invenção, por Agostinho, do conceito de vontade -, dedica-se atualmente ao estudo das relações entre Filosofia e Psicologia, e dos conceitos de memória e de inconsciente.”

Contato: marianapaolozzi1@gmail.com

Prof. Dr. João LupiFilosofia/UFSC – independent.academia.edu/Jo%C3%A3oLupi

“Possui Licenciatura em Filosofia incluindo Propedêutico pelo Instituto de Filosofia Beato Miguel de Carvalho (1962), Licenciatura em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Técnica de Lisboa (1975), graduação em Teologia – San Cugat Del Vallés (1968), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação (1978), Doutorado em Filosofia pela Universidade Católica de Portugal (1982) e Pós-Doutorado pelo Boston College (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Medieval e Patrística. É atualmente membro do Núcleo de Investigações Metafísicas (NIM) da UFSC.”

Contato: lupi@cfh.ufsc.br

Profa. Dra. Aline Dias da SilveiraHistória/UFSC – ufsc.academia.edu/alinediasdasilveira

“Doutorado em História Medieval pela Universidade Humboldt de Berlim-Alemanha (2008). Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Tem experiência na área de História e Mitologia, com ênfase em História Medieval e Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, filosofia, mitologia ciência e política através de uma perspectiva das experiências temporais nos entrelaçamentos transculturais, histórias conectadas e história global. Também atua na área do Ensino de História e História Pública. Membro da Associação Brasileira de Estudos Medievais – ABREM e do Núcleo de Estudos Mediterrânicos – NEMED, bem como coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais – MERIDIANUM – UFSC/CNPq e coordenadora do GT ANPUH -SC de História Antiga e Medieval. Professora Associada no Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina, atua também no Programa de Pós- Graduação em História e no PROFHistória dessa Universidade.”

Contato: aline.d.s@cfh.ufsc.br

Prof. Dr. Rodrigo Bonaldo – História/UFSC – ufsc.academia.edu/RodrigoBonaldo

“Professor adjunto de Teoria da História na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo desenvolvido a tese intitulada “Comemorações e efemérides: conceitos paralelos entre antigos e modernos”. Realizou estágio no Programa de Doutorado Sanduíche Exterior (PDSE), com bolsa capes, na École des hautes études en sciences sociales (EHESS), em Paris. Defendeu, em 2010, a dissertação “Presentismo e presentificação do passado: a narrativa jornalística da história na obra de Eduardo Bueno”. Membro do Grupo de Estudos em Teoria da História e História da Historiografia (UFSC), do Grupo de Estudos de História Antiga e do MERIDIANUM UFSC/CNPq – Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais, desenvolvendo projetos também no NEPEMI-UFSC. Realiza pesquisa nas áreas de teoria da história e historiografia, com ênfase atual em historiografia medieval, divulgação historiográfica e usos políticos e públicos do passado.”

Contato: rodrigobonaldo@yahoo.com.br