Extensão

PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Meridianum Complexus:
História e Filosofia Públicas na Ecologia dos Saberes
em Redes Sociais e Canais de Interação Audiovisual.

Esse projeto de extensão de História e Filosofia Públicas tem como orientação o diálogo e a construção conjunta com a comunidade não acadêmica de ideias e conceitos inseridos num processo de longa duração, como exclusão, tolerância, globalidades, imagens do outros, demonização do outro, consciência de si, memória, imago mundi e cosmovisões observando a prática da ecologia dos saberes. Pretendemos abranger um largo espectro temático que compreenda nossas pesquisas, discussões sobre atualidade, as culturas passadas e contemporâneas e o ensino. Através de redes sociais como o Instagram e o Facebook, a plataforma Youtube e outras de podcasts, desenvolveremos estratégias de diálogo e divulgação. O objetivo é estabelecer relações entre o conhecimento produzido na universidade e o público não acadêmico, abrindo o diálogo com professores da rede escolar, jovens e outros interessados para pensarmos juntos sobre outras epistemologias, mundo possíveis, outras formas de aferir e experimentar o conhecimento sobre o mundo, bem como outras cosmovisões/percepções. Pretende-se reproduzir alguns conteúdos escolhidos em outros idiomas, como o espanhol, o inglês e o alemão para expandir as trocas de saberes através da internacionalização de nosso conteúdo. Primando pela transdisciplinaridade, a metodologia será a de transmissão ao vivo (live) e interativa de 50 minutos, quinzenalmente, produção de cards de divulgação, vídeos e podcasts informativos e fomentadores de reflexão, cursos de extensão híbridos (remoto/presencial) e exibição e discussão de filmes.

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Cavaleiros Medievais: das fontes à comunidade

Há alguns anos, um grupo de alunos universitários, interessados em História Medieval, têm pesquisado seriamente a forja de armaduras, técnicas de combates e histórias de cavalaria medieval. Os resultados desta pesquisa foram muitos: a construção de armaduras medievais, o treinamento de lutas marciais e a divulgação deste trabalho em escolas do Estado de Santa Catarina. A partir de 2010, com a chegada da Professora Aline Dias da Silveira no Departamento de História este grupo de alunos passou a contar com o apoio da docente, que viabilizou a exposição do trabalho na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX). O projeto que apresentamos busca levar oficinas de vivência e observação a alunos das escolas da região da Grande Florianópolis. Estas oficinas são construídas a partir da pesquisa e da experiência acumulada, visando trabalhar a interdisciplinaridade do conhecimento por meio da história material e da história das idéias. Além da interdisciplinaridade, as oficinas terão como eixo a discussão de práticas de tolerância e intolerância, harmonia e convivência com o outro. O foco temático jaz sobre a vida do cavaleiro medieval, principalmente da forma como se desenvolveu a partir do século XIII até o século XIV, abordando elementos de seu vestuário, armas utilizadas em combate e alguns dos desafios que se apresentavam ao indivíduo deste período da História