Universo Cantigas apresenta a edição crítica digital da lírica profana galego-portuguesa

06/06/2018 23:41

“O Glosario da poesía medieval galego-portuguesa (GLOSSA) constitui o primeiro repertório lexical organizado sob a forma de dicionário, contextualizado e exaustivo do corpus da lírica profana galego-portuguesa: cantigas de amor, cantigas de amigo e mais cantigas de escárnio e de maldizer, para além de alguns textos de outros gêneros com menor representação. O GLOSSA nasce no seio do Grupo de Investigación Lingüística e Literaria (ILLA) da Universidade da Coruña, sob direção de Manuel Ferreiro como Investigador Principal e com a colaboração de outros membros do ILLA, como Xosé Ramón Freixeiro Mato, Xosé Manuel Sánchez Rei, Xoán López Viñas, Leticia Eirín García e Estefanía Mosquera Castro, junto de Bieito Arias Freixedo da Universidade de Vigo.

Este Glossário foi realizado no âmbito dos projetos de pesquisa Glosario crítico da poesía medieval galego-portuguesa. I. Cantigas de amor e cantigas de amigo (ref. FFI2009-08917) e Glosario crítico da poesía medieval galego-portuguesa. II. Cantigas de escarnho e maldizer (ref. FFI2012-32801), financiados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pelo Ministério de Economia e Competitividade, sucessivamente, durante o período de 2010 a 2015.”

Ferreiro, Manuel (dir.) (2014-): Glosario da poesía medieval profana galego-portuguesa. Universidade da Coruña.

Este interessante trabalho está ainda em construção, mas 150 textos já foram disponibilizadas recentemente e podem ser acessados no link a seguir: http://universocantigas.gal

Tags: Cantigas MedievaisIdade Média