Profa. Dra. Mariana Paolozzi Filosofia/UFSC – ufsc.academia.edu/MarianaPaolozzi

“Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP- 1990), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP- 1995) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2000). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora da área de Filosofia do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) da mesma instituição, atua principalmente na área de Filosofia Patrística e Medieval. Autora do livro – O movimento da alma. A invenção, por Agostinho, do conceito de vontade -, dedica-se atualmente ao estudo das relações entre Filosofia e Psicologia, e dos conceitos de memória e de inconsciente.”

Contato: marianapaolozzi1@gmail.com

Prof. Dr. João LupiFilosofia/UFSC – independent.academia.edu/Jo%C3%A3oLupi

Desde o final do segundo grau que comecei a ler sobre História das Religiões e religiões antigas. A vida como religioso jesuíta, missionário em Moçambique e sacerdote intensificou e deu profundidade a esses interesses, dando início aos estudos sobre Filosofia da Religião, Patrística (teologia cristã antiga), e, mais recentemente Nova Era, e mentalidade religiosa contemporânea. O fato de ter sido dispensado do ministério na Igreja Católica não diminuiu meu interesse, mas me deu mais liberdade de expor opiniões sobre problemas das religiões.

João Eduardo Pinto Basto Lupi. Licenciado e Doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (1962, 1982). Licenciado em Teologia (San Cugar Del Vallés, São Leopoldo, 1969). Pós-doutorado em Patrística (Boston College 1995). Professor de Filosofia Medieval, Filosofia da Religião, e Pensamento Oriental nas Universidades Federais de Santa Maria e Santa Catarina (1983-2008). Presidente da Associação Brasileira de Filosofia Medieval (1998-2002). Representante Regional (Brasil) da International Association of Patristic Studies (2016…).Presidente da Associação Brasileira de Estudos Patrísticos (ABEPatri 2018…) Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Medieval e Patrística. É atualmente membro do Núcleo de Investigações Metafísicas (NIM) da UFSC.”

Contato: lupi@cfh.ufsc.br

Profa. Dra. Aline Dias da SilveiraHistória/UFSC – ufsc.academia.edu/alinediasdasilveira

“Doutorado em História Medieval pela Universidade Humboldt de Berlim-Alemanha (2008). Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Tem experiência na área de História e Mitologia, com ênfase em História Medieval e Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, filosofia, mitologia ciência e política através de uma perspectiva das experiências temporais nos entrelaçamentos transculturais, histórias conectadas e história global. Também atua na área do Ensino de História e História Pública. Membro da Associação Brasileira de Estudos Medievais – ABREM e do Núcleo de Estudos Mediterrânicos – NEMED, bem como coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais – MERIDIANUM – UFSC/CNPq e coordenadora do GT ANPUH -SC de História Antiga e Medieval. Professora Associada no Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina, atua também no Programa de Pós- Graduação em História e no PROFHistória dessa Universidade.”

Contato: aline.d.s@cfh.ufsc.br

Prof. Dr. Rodrigo Bonaldo – História/UFSC – ufsc.academia.edu/RodrigoBonaldo

“Professor adjunto de Teoria da História na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo desenvolvido a tese intitulada “Comemorações e efemérides: conceitos paralelos entre antigos e modernos”. Realizou estágio no Programa de Doutorado Sanduíche Exterior (PDSE), com bolsa capes, na École des hautes études en sciences sociales (EHESS), em Paris. Defendeu, em 2010, a dissertação “Presentismo e presentificação do passado: a narrativa jornalística da história na obra de Eduardo Bueno”. Membro do Grupo de Estudos em Teoria da História e História da Historiografia (UFSC), do Grupo de Estudos de História Antiga e do MERIDIANUM UFSC/CNPq – Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais, desenvolvendo projetos também no NEPEMI-UFSC. Realiza pesquisa nas áreas de teoria da história e historiografia, com ênfase atual em historiografia medieval, divulgação historiográfica e usos políticos e públicos do passado.”

Contato: rodrigobonaldo@yahoo.com.br